Mesmo se o algoritmo gostar de você, ele nunca será seu cliente.
Marketing se trata de desejo e necessidade - coisa que o algoritmo não tem.
Alicia Peclat
6/4/20252 min read


Onde você tem investido o marketing do seu negócio? É importante começar com essa pergunta porque no marketing digital atual, percebemos uma tendência preocupante entre empresários de pequenas e médias empresas, que geralmente fazem seu próprio marketing.
Recebem todo tipo de conteúdo nas redes sociais, especialmente Instagram.
“Faça 3 reels de 10 segundos”, “como ganhar 10.000 seguidores em 2 dias”, “eu viralizei seguindo esses passos”, “poste apenas 1 story”... Tudo isso para fazer o algoritmo gostar de você, e te fazer ganhar milhares de seguidores, ou curtidas, ou visualizações.
Todo esse ruído pode estar mudando a sua direção. O marketing que antes te levava para encontrar o seu cliente em potencial e mostrar seu produto, agora está te levando em descobrir como o algoritmo funciona.
Como sua empresa vai faturar, se o conteúdo não é pro cliente, mas sim para o robô?
Isso é muito relevante, é claro, para criadores de conteúdo, que querem aumentar seu alcance para melhorar sua comunidade.
Mas você, dono de negócio, tem objetivos mais importantes.
Vamos esclarecer?
As redes sociais são canais relevantes para você se conectar com o seu cliente ou futuro cliente. Você deve sim mantê-lo atualizado, mostrando suas soluções, o valor do seu negócio (não apenas o preço), ter diálogos e construir relacionamentos.
Os seguidores dessa sua conta são pessoas que já precisam, ou pensam que podem precisar da sua solução. Ou querem aprender com a sua empresa — se ela criar conteúdos que ofertem valor.
Mas se você forçar a barra, focar em grandes volumes de números ou em desvendar o algoritmo para ter uma ótima performance, você estará investindo recursos da sua empresa em um marketing que não é feito para o cliente — e não vai te dar retorno.
“Marketing não é a arte de encontrar formas inteligentes de descartar o que você produz. É a arte de criar valor genuíno para o cliente.”
— Philip Kotler
Ajustando a rota:
A receita de bolo é simples…
Alvo: Conteúdos que valem algo para o meu futuro cliente.
Como: Faça isso com uma linguagem que ele entenda — nem sempre é um reels de 10 segundos.
Onde: e em um canal que ele esteja — nem sempre é o Instagram ou TikTok.
Tenha uma produção frequente, impulsione o alcance daqueles conteúdos que se destacam (aqui sim entram números relevantes) e solucione problemas, resolva dores, fazendo isso com qualidade.
Como defende Philip Kotler em Marketing H2H, as empresas mais relevantes hoje são aquelas que se posicionam com clareza e constroem relacionamentos genuínos com seus ecossistemas.
Não é sobre impressionar algoritmos, mas sobre nutrir conexões humanas verdadeiras.
A Mera caminha junto com dezenas de empresas ajudando a construir um bom posicionamento online e nutrir um relacionamento com a audiência — porque ela sim pode se tornar o seu cliente.