Sintomas de uma identidade visual incoerente
Mesmo tendo uma logomarca aplicada, existem fundamentos de comunicação que precisam ser estabelecidos para gerar confiança.
BRANDING E IDENTIDADE VISUAL
Alicia e Judá
2 min read


Você confiaria em ser atendido por um médico vestido de avental, ao invés de jaleco? Um policial sem distintivo ou uniforme não é apenas um cara com uma arma? A confiança que temos em alguns profissionais se dá justamente pelo que sua imagem apresenta, e qualquer ruído nessa imagem causa em nós um desconforto, uma desconfiança.
O Efeito Halo explica por que a primeira impressão visual é tão poderosa: ela funciona como âncora mental. Se a primeira impressão é negativa, todo o resto será filtrado por essa percepção. E mudar essa âncora depois? Muito mais difícil e caro do que acertar desde o início.
E antes que você pense “ah, mas eu já tenho logo”, o problema não é ter a identidade visual. É ter uma identidade desalinhada, inconsistente ou mal aplicada. Ter a logo não significa ter um branding estratégico.
Para descobrir se a sua identidade visual está desalinhada, veja os sintomas a seguir:
Sintoma: O seu cliente chega confuso sobre o que você faz.
Diagnóstico: Sua identidade não está comunicando com clareza e você vai gastar energia explicando o óbvio. Identidade visual confusa + cliente confuso = venda difícil.Sintoma: Cliente compra uma vez e esquece que você existe.
Diagnóstico: Identidade visual esquecível. Você não está marcado na memória porque sua identidade não é memorável. Genérico não gruda. Coerente marca.Sintoma: Confundem a sua marca com outras.
Diagnóstico: Identidade visual muito comum ou feita em aplicativo (outras pessoas têm uma igual). A identidade visual deve ser única e destacar as particularidades e a história de cada marca.Sintoma: Ninguém te indica espontaneamente.
Diagnóstico: Marca pouco memorável. Não porque seu trabalho é ruim. Mas porque sua marca não é fácil de lembrar e recomendar. Cliente satisfeito que não lembra de você é oportunidade perdida de marketing boca a boca.
Nenhuma identidade visual é neutra.
Mesmo que você não queira, a impressão automática acontece com todas as pessoas, e é por isso que você precisa controlar a mensagem que sua identidade visual está transmitindo.
A solução para ter o Efeito Halo como seu aliado é transmitir confiança logo na primeira impressão. E o esforço estratégico para criar uma marca de confiança chama-se “Branding”.
Diferente do que a maioria das pessoas pensa, o Branding não se resume à logomarca — e apenas a logomarca não é considerada um branding.
Ele contempla um conjunto de elementos visuais, comunicação, personalidade e experiência que formam o universo de uma marca — não apenas uma logo bonita. Esse universo posiciona estrategicamente a marca para gerar percepção positiva no público.
Reconheceu sua marca em algum desses sintomas? Então você está sentindo na pele o que acontece quando a identidade visual não está alinhada estrategicamente.
Investir em identidade visual estratégica não é gasto. É economia.
Economia de tempo explicando o óbvio.
Economia de energia tentando convencer cliente desconfiado.
Economia de dinheiro competindo por preço em vez de valor.
Quer saber exatamente o que sua identidade está comunicando hoje?
Criatividade
Sua marca, sua história, nosso marketing.
Conexão
Confiança
© 2024. All rights reserved.
